segunda-feira, 17 de junho de 2013

Os Segredos e belezas da Ruta Nacional Nº 40 – Parte 3: A região de Cuyo

Os Vinhos e as Bordas dos Vulcões


Na região de Cuyo, a RN 40 atravessa vinhedos e vinícolas que marcam a paisagem, passando pelos Estados (províncias) de La Rioja, Mendoza e San Juan caracterizando-se pelos intermináveis cultivares que margeiam os caminhos protegidos do vento seco e quente chamado de Zonda.

Próximo de Bardas Clancas, ao sul de Mendoza, o caminho passa bem perto da Caverna das Buxas (Caverna de las Brujas), um labirinto com cavidades em uma formação cársica de lindas estalactites. Próximo a Malargë, margeia um dos maiores observatórios astrofísicos do mundo: as baterias de tanques para detecção de raios cósmicos do complexo Pièrre Auger.

O vulcão Maipú, encontra-se no limete entre a Argentina e o Chile a oeste de Mendoza, acima do espelho d’água da lagoa do Diamante (laguna del Diamante). Esta região remota e bela tem acesso tanto da nova quanto da “velha” RN 40.

Em San Juan, encontra-se um dos reservatórios mais jovens do país, e da Cuesta del Viento, em uma passagem da RN 40. Localizado no paralelo 30, o lugar foi transformado em um Centro Internacional de Windsurf por conta de seus fortes e constantes ventos. Partindo das localidades de Iglesia e Pismanta, com suas famosos águas termais, uma estrada vai de San Juan a La Serena, no Chile, pelo altíssimo Passo de Água Negra que fica a 4.765 metros do nível do mar, passando ao lado de grandes campos de agulhas de gelo chamadas de Penitentes.

Na cidade de La Rioja, a RN 40 conecta por meio da costa de Miranda, os Llanos de La Rioja com o Valle del Rio Bermejo, atravessando um cenáreio incomparável dominado por três cores: vermelho das rochas, o verde da vegetação e o azul do céu.

Veja também a PARTE 1, o Norte e a Patagônia.
Fonte: www.argentina.travel

Nenhum comentário:

Postar um comentário