quarta-feira, 14 de novembro de 2012

South America Backcountry (SAB) e Dakar 2013

Desde o último projeto de viagem ocorrido em Março de 2012 (Clique aqui para ver), já nos perguntáva-mos qual seria o próximo destino.
Não se passaram alguns dias da chegada e lá estava ele: que tal ver o Dakar em 2013, mas seguindo um caminho incomum?
Idéia aceita, iniciamos o desenvolvimento deste novo projeto que, agora, passaremos a publicar  em detalhes para todos os nossos amigos e companheiros de viagem.

A idéia do roteiro

O Rally Dakar em 2013 vai partir do Peru, direto de sua capital, Lima, e descer a América passando pelo Chile, Argentina e finalizando em Santiago/CH.
Esta novidade no trajeto inovou também nossa abordagem de como visitar o Deserto do Atacama (minha paixão pessoal) atingindo-o de maneira também inusitada.
Quem acompanhou a última expedição (América do Sul 2012) em março, notou que um destino do projeto, o Salar de Uyuni não havia sido alcançado.
A desistência do destino, à época, teve como base, as informações de uma equipe de motociclistas chilenos que em Ollantaytambo/PER, nos orientaram a respeito das condições. As informações que nos desmotivaram foram as péssimas condições do salar e das vias para chegar até ele, especialmente entre Oruro, Challapata e Uyuni bem como ao próprio piso salar que, devido às chuvas estava com uma lâmina d'água que impediria nossa travessia (oeste/leste).
Isto fato, desistimos...

O Roteiro

Desta vez, como havíamos excluído a Bolívia de nosso projeto anterior, decidimos incluí-la honrosamente, mas não somente ela, mas também o Paraguay, ambos países pouco explorados e até temidos.
O plano principal, portanto, é sair do Brasil pelo Paraguay, depois para a Bolívia, Chile e retornar pela Argentina através do velho e "pisado" chaco.

Detalhes do Roteiro

Deixamos de lado o virtual caminho de entrada na Bolívia por Corumbá/BR - Puerto Suarez/BOL e entramos pelo visinho Paraguay.
Partindo de Londrina/PR com destino a Pedro Juan Cabalero no Paraguay, passamos o primeiro dia da viagem. Deste ponto em diante, o nome SOUTH AMÉRICA BACKCOUNTRY (sertão da América do Sul) passa a ter validade, pois vamos a Filadélfia para no terceiro dia entrar na Bolívia para Villa Montes, leste boliviano. Desta cidade, partimos para Tarija passando por uma das mais belas regiões da Bolívia, subindo suas serras em estradas de terra. De Tarija vamos a Potosi e de lá para Uyuni atingindo o primeiro ponto especial da expedição.
Seguindo pelo interior do grandioso salar, atingiremos a fronteira do Chile por Ollague e de lá para Calama onde chegamos ao segundo ponto especial: o Rally Dakar.
Já em retorno, deixamos a região a partir da belíssima San Pedro de Atacama pelo passo Sico, em piso de rípio (terra) com destino à Argentina na cidade de Salta, de onde partimos em retorno para o Brasil após percorrer pouco mais de 7mil/Km por uma América incomum.

Acompanhe tudo aqui

Como sempre fazemos, neste blog estarão todos os detalhes, narrações, fotos, e tudo o mais que puder-mos transferir aos amigos e companheiros sobre nossa viagem.
É sempre muito gratificante compartilhar os detalhes de cada momento, cada curva, cada paisagem, com aqueles que também têm a viagem como seu grande ganho pessoal.
Como sempre ao final de cada projeto, certamente o time voltará mais forte e com ganhos impagáveis na bagagem como a amizade, o sentimento de liberdade e a alma inundada de paz e serenidade, prazeres que só quem viaja conhece e desfruta.

Siga-nos também pelo Facebook

Para ver nossa fanpage, Clique aqui, ou visite www.facebook.com/expeditionclub